Como ser fotogénico

Tem aversão a ser fotografado porque acha que nem sempre fica bem nas fotografias? Já lhe aconteceu encontrar-se com alguém que conheceu só por fotografia online,  e constatar que na realidade a sua aparência era pouco entusiasmante? O que será que se passa com as fotografias? Enquanto para alguns ser fotogénico é natural, existem algumas coisas que todos podem fazer para melhorar a sua imagem nas fotografias. Experimente os truques deste artigo e deixe de se esconder sempre que aparece uma câmara fotográfica!

Vista roupa com cores que lhe fiquem bem

Algumas cores complementam certas tonalidades de pele, enquanto outras tendem a salientar o pior, por isso, escolha a cor que mais contrasta com o seu tom de pele. Tenha também em consideração a cor do seu cabelo, muitas vezes a sua cor natural pode não ser a que melhor se adequa ao seu tom de pele; peça ao seu cabeleireiro um conselho. Experimente tirar algumas fotografias com novos looks e observe o resultado.

Determine o seu melhor ângulo

Encontrar o ângulo certo para o seu rosto, o que é essencial para esconder eventuais defeitos, pode ser um pouco mais difícil. A melhor coisa que pode fazer é experimentar esta técnica, utilizando uma câmara digital para que possa ver imediatamente os resultados de cada pose. Depressa se tornará óbvio quais são os ângulos mais lisonjeiros para si e assim, no futuro, pode usar esse ângulo tanto quanto for possível. A pose clássica de modelo é a de colocar o seu corpo ¾ à frente da câmara com um pé à frente do outro e um ombro mais próximo da câmara do que o outro. Esta pose não é a melhor para todos e até poderá parecer um bocado ridículo usá-la numa fotografia de família, por isso, vá fazendo experiências.

Esconda os seus defeitos

O mal das fotografias é que por serem simplesmente imagens paradas de um ângulo num momento no tempo, nem sempre mostram as melhores características. No entanto, podemos utilizá-las facilmente para esconder certas características de que não gostamos tanto. Se, por exemplo, um lado da sua face for menos belo, pose de maneira a não mostrar esse lado à câmara fotográfica, sempre de uma maneira natural, é claro.

Livre-se do duplo queixo

Incline ligeiramente a cabeça para baixo e experimente colocar-se de forma a que a câmara fotográfica fique um pouco acima do nível dos seus olhos. Isto esconderá de forma razoavelmente eficaz o duplo queixo. Pode também pôr uma mão sob o seu queixo como se estivesse a descansar a sua cabeça na sua mão (mantenha, se possível, o lado do polegar da sua mão fora da visão da câmara). Contudo não descanse realmente algum peso na mão, ou puxará a pele para uma posição pouco lisonjeira. Experimente também descansar a sua língua contra o céu-da-boca.

Mostre o seu pescoço

Um truque que os modelos utilizam muitas vezes é o de apresentar uma pose de ¾ para a câmara (mova a cabeça de modo a que ¾ fique exposta para a câmara, ao invés de uma fotografia totalmente frontal) e depois levante o seu pescoço e incline ligeiramente a cabeça para baixo, como se fosse um peru a puxar a cabeça para fora (sem realmente empurrar para fora o seu queixo). Isto aperfeiçoa a definição do rosto e ajuda a melhorar as rugas e a pele flácida.

Relaxe

Muita gente acaba por ficar estranha nas fotografias porque mantém uma expressão facial esquisita, com um sorriso do tipo “olhó passarinho” na cara. Se está habituado que lhe tirem más fotografias, é porque provavelmente fica nervoso à frente da câmara e isto só piora as coisas. Se sabe que está para ser tirada uma fotografia, inspire profundamente e expire com naturalidade, relaxe os seus braços e ombros. Enquanto expira, sorria ou faça uma pose apropriada. Não sustenha a respiração, seja para dentro ou para fora, caso contrário poderá parecer que está tenso ou a sufocar. Se vir que a fotografia está a demorar, não entre em pânico e tente manter uma pose. Mantenha-se a fazer o que estiver a fazer e tente ignorar a câmara fotográfica. Pode não sair perfeita, mas terá melhores possibilidades do que se a câmara o fotografar a mudar de expressão facial. Quanto mais confortável e relaxado parecer, melhor ficará a fotografia.

Pense “pensamentos felizes”

Um sorriso pouco natural e forçado pode fazê-lo parecer rijo e, sinceramente, estranho. Quando as pessoas estão a sorrir enquanto esperam que a fotografia seja tirada, os seus músculos faciais podem ser apanhados em todo o tipo de posições estranhas. Para remediar isto, tente cronometrar o seu sorriso para que não o tenha de suster por muito tempo. Imagine, também, algo realmente engraçado (não tenha medo de rir um bocado) ou pense em alguém – seu cônjuge ou filho, por exemplo – alguém que o faz feliz. Ao fazer isto, conseguirá um sorriso genuíno. Se não gosta do seu sorriso ou dos seus dentes, tente um sorriso mais suave, fechado ou parcialmente fechado. Independentemente de como escolher sorrir, quanto mais feliz e relaxado estiver, melhor.

Sorria com os olhos

Nada projeta melhor a felicidade e a beleza do que uns olhos sorridentes: uma expressão feliz e um brilho nos olhos. Para conseguir este efeito, imagine que a câmara fotográfica é alguém por quem se sente atraído e que esse alguém entrou na sala. Isto leva a olhos mais largos e abertos e um sorriso relaxado. O mais certo é que esteja sempre a fazer isto de forma inconsciente, o truque é ser-se capaz de fazê-lo sempre que for necessário, portanto, pratique os seus melhores olhos sorridentes frente ao espelho ou melhor, pratique fazendo auto-retratos - não há nada como uma boa selfie!

Dê ouvidos à sua mãe

Lembra-se das vezes que a sua mãe lhe disse para não se curvar? Uma boa postura pode melhorar drasticamente a sua aparência nas fotografias. Estar corretamente sentado ou de pé dar-lhe-ão um ar mais saudável e atento; se estiver num grupo sentado, ficará mais atraente que os seus colegas curvados. Lembre-se de respirar normalmente e relaxe os ombros. Se normalmente tem uma má postura será difícil estar em pé de forma direita e não parecer tenso, portanto pratique bastante ao espelho.

Arranje um fotógrafo melhor

Geralmente, os fotógrafos profissionais conseguem mostrar a beleza das pessoas. Nem sempre se pode escolher o fotógrafo, mas pode sempre tentar... Se vai colocar uma fotografia em serviços de encontros amorosos online, considere contratar um profissional. Lembre-se que não existe nada como a primeira impressão! Se precisa de fotografias do rosto para modelo, arranje o melhor profissional que conseguir encontrar.

Edite ou realce as fotos

Se já tentou tudo e ainda não consegue uma boa fotografia de si, tente alterar digitalmente as suas fotografias. Alterar os efeitos de luz ou de filtro podem, por exemplo, melhorar drasticamente a aparência da sua imagem.

Finja até conseguir

As pessoas que são fotogénicas são-no porque gostam muito de ser fotografadas. Consequentemente, estão relaxadas e felizes sempre que há uma câmara fotográfica por perto. Se não conseguir mostrar um amor genuíno pela câmara fotográfica, finja que gosta da câmara – imagine que a câmara é alguém que ama, um amigo que não vê há muito tempo, uma velha paixão, o seu filho aos três anos, seja o que for que precisa para olhar para a câmara com um olhar amoroso. Experimente, realmente resulta!

Dicas finais

  • Estude as fotografias dos modelos e de outras pessoas fotogénicas e experimente imitar as suas posturas, mas lembre-se de que os modelos das fotografias não são o que a sua família ou amigos estão à procura numa fotografia. Esteja num ângulo ligeiro à câmara.
  • Quando estiver sentado para uma fotografia em grupo, certifique-se de que as cadeiras estão colocadas o mais próximo possível uma das outras. Em vez de se inclinar, sente-se o mais direito e relaxado possível.
  • Peça aos seus amigos mais próximos que vejam as fotografias que tirou para o ajudarem a confirmar quando está melhor. Por vezes, um segundo par de olhos críticos são uma grande ajuda.
  • Considerando que as pessoas com caras altamente animadas têm mais probabilidades de serem fotografadas com uma expressão exagerada durante a transição, o vídeo frame-by-frame é uma boa maneira de ver as diferenças significativas entre fotogénico e o não tão fotogénico.
  • Pratique sorrir em frente ao espelho. Depressa descobrirá qual o sorriso que parece falso e qual o mais lisonjeiro. Aprender como a sua cara se mexe, ajudá-lo-á quando alguém pegar numa câmara fotográfica.
  • Mantenha a língua atrás dos seus dentes.
  • Use maquilhagem. Os modelos das passerelles e as estrelas de cinema não têm necessariamente uma natureza perfeita, mas todos usam maquilhagem para que pareçam perfeitos. Especialmente se tiver uma pele oleosa, com manchas ou com muitas rugas, experimente com diferentes cosméticos para esconder o “pior” e fazer sobressair o “melhor”.
  • Olhe sempre ligeiramente acima da câmara fotográfica quando está a ser fotografado. Jacqueline Kennedy Onassis utilizou sempre esta técnica em fotografias e retratos. Também ajuda a diminuir o efeito dos “olhos vermelhos”.
  • Puxar a estômago para dentro fá-lo-á parecer pouco atraente porque fará com que as suas costelas sobressaiam na camisa. Pior ainda, far-lhe-á parecer pouco confortável, o que nunca é atraente.

Atenção, seja você

Tenha a certeza que as suas fotografias se parecem consigo. Estes passos podem ajudá-lo a captar, numa fotografia, a sua beleza natural mas, se alterar demasiado as suas fotografias, pode sujeitar-se a parecer alguém que não é. Enquanto deseja colocar a sua melhor fotografia nas redes sociais ou em sites de encontros amorosos online, tenha também a certeza que a representa com exactidão. Se não, arrisca-se a que potenciais encontros amorosos e futuros empregadores possam ficar desapontados.

A sua votação: 
Average: 4.5 (794 votos)