Foco (focus) da câmara fotográfica

Fotografia de paisagem

Fazer uma boa focagem com a máquina fotográfica não significa apenas tornar os objetos ou pessoas mais ou menos visíveis. A focagem da câmara fotográfica é a primeira forma de compormos a fotografia. O que deseja colocar na fotografia? A árvore, ou a casa atrás dela? Conseguir uma fotografia bem focada dependerá muito de si, e obviamente das capacidades da sua câmara fotográfica: especialmente da lente.  

Para conseguir uma boa focagem com a máquina fotográfica é importante, antes de mais, decidir o que gostava que a fotografia mostrasse. Na fotografia não há assim tantas regras e a sua sensibilidade irá ser o seu grande guia na maioria das fotografias. Ficam aqui alguns exemplos para iniciar a arte de uma boa focagem, assumindo que está a usar a função auto-focus da câmara fotográfica.

Diferentes opções do auto-focus

A função auto-focus, que dá à máquina fotográfica a liberdade de fazer a focagem por si, varia de máquina fotográfica para máquina fotográfica, e mesmo de marca para marca. Se verificar na sua câmara fotográfica, mesmo que seja uma semiprofissional, terá diversos modos de auto-focus cada um ideal para situações como desporto, paisagem, retrato, … representado cada situação, um tipo de focagem distinta. Cada opção destas tem as suas vantagens e desvantagens.

Área focus ou multi-área

É comum a máquina fotográfica vir com a predefinição da função área focus por defeito. Com a opção área focus ativa o auto-focus da máquina irá focar automaticamente diversos pontos num plano; ou seja, não dará grande relevância a um ponto específico na imagem. A câmara fotográfica fará uma média da imagem que está a focar e tenta focar nos pontos que ela considera mais relevantes. Embora seja uma forma mais fácil de focar, o área focus é o menos preciso dos modos auto-focus da câmara fotográfica. É um bom modo para fotografar paisagens, cenários, onde não exista muita profundidade de campo.

Ponto focus ou focus centro

No modo de focus centro, a câmara fotográfica irá se focar sempre no centro da imagem. A maioria das máquinas fotográficas têm no visor os diferentes pontos focais, dentro desse círculo de pontos, será sempre o foco da imagem. Esta opção de focagem automática permite um maior controlo. Dando-se um pequeno toque no botão do disparo é uma forma de verificar como vai ficar a fotografia: pode-se focar o fundo ou o ponto mais próximo, dependendo do objetivo da fotografia. A melhor opção de focagem é usualmente esta, pelo menos na maioria dos casos.

Auto-focus contínuo

Esta opção é usualmente utilizada em objetos em movimento em frente a um fundo em movimento (ex: uma pessoa em frente a uma multidão). O auto-focus contínuo permite manter um objeto mais focado em frente a um fundo menos focado. Este modo pode ser muito útil. Este modo focal é ótimo para fotografar desporto, casamentos, e outros eventos.

A sua votação: 
Average: 4.4 (45 votos)